Total de visualizações de página

domingo, 17 de julho de 2011

Otite em cães.

Boa noite.

Quero falar sobre otite em cães que é muito comum, até porque ainda nao fiz nenhum post sobre cães e gatos.




O que é otite?
A otite é um processo inflamatório agudo ou crônico do conduto auditivo (ouvido) que pode ser classificada de acordo com a localização (externa, média e interna), gravidade ou extensão da inflamação.



Geralmente o processo inflamatório pode ser observado pela presença de feridas (lesões ou escoriações), o animal coça constantemente a orelha, há presença de secreção, muitas vezes odor desagradável, eritema (vermelhidão), descamação da pele, sensibilidade dolorosa, edema (inchaço), inquietação do animal e até alteração na postura da cabeça, entre outros sinais clínicos observados no exame físico da orelha, do ouvido e do comportamento do animal.

Os sintomas que o cão apresenta são muito claras e incluem: 
*A orelha infectada emite um forte odor. 
*O cão demonstra dor a qualquer vez que a orelha é tocada ou se move. 
*O cão sacode a cabeça mais do que o usual. 
*O cão esfrega a orelha infectada excessivamente. 
*Pode ser notada supuração amarela ou escura no ouvido 
*A pele na orelha pode ser de um vermelho brilhante ou mesmo estar sangrando.

 
Os tipos de otite são:
*infecção viral
*infecção bacteriana
*infecção fúngica
 
 
 O tratamento para otites em cães inclui: 
*Use uma loção de limpeza de ouvido para limpar o ouvido infectado. Nunca use água ou peróxido. Segure a orelha e despeje um pouco da solução de limpeza dentro do ouvido, preenchendo o canal auditivo. Massageie suavemente o canal para fazer os resíduos se soltarem. Pegue um pedaço de pano e esfregue o canal do ouvido o mais fundo que puder alcançar com o dedo. Repita o procedimento até que não saia mais cera nem resíduos no tecido. 
*Talvez o veterinário precise anestesiar o cão e limpar o ouvido se ele estiver com muita dor, ou remover um carrapato ou corpo estranho. 
*O veterinário pode prescrever algum antibiótico ou agente anti-fúngico para ser posto no ouvido, dependendo do tipo de infecção que foi encontrada.
 
 
Para prevenir otites caninas, o dono do cachorro deve: Primeiro, cuidando da limpeza do canal auditivo externo e das próprias orelhas de nossos cães, e em segundo lugar, cuidando e tratando quando os mesmos acometidos por doenças da garganta, pois daí também, pode a infecção progredir e atingir o ouvido. 
*Limpar o ouvido do cão semanalmente. 
*Limpar o ouvido do cão após cada mergulho. 
*Remover cabelo de dentro da orelha do cão, se o cão tem muito deste crescendo dentro da orelha.
 
Como proceder para a boa limpeza dos ouvidos dos cães?
Com um cotonete para os cães pequenos, ou um chumaço de algodão na ponta de um estilete flexível ou pinça para cães de maior porte, umedecemos esse algodão com uma solução de alcool-éter (em partes iguais), e com esse cotonete limpamos e removemos a cera existente no conduto auditivo e nas próprias orelhas. Especial cuidado na limpeza do conduto auditivo externo, em sua parte mais profunda, a fim de não lesar o tímpano ali localizado. A freqüência que essa limpeza deve ser feita, dependerá da raça de seu cão: Os cães das raças que tem as orelhas eretas, como o Pastor Alemão, necessitarão limpezas mensais. Já os cães de raças que tem as orelhas caídas, como aqueles da raça Cocker Spaniel, a limpeza deve ser feita mais freqüentemente (cada 10 dias). 

Como tratar um cão com otite?
Muitas vezes o simples ato de proceder à limpeza dos ouvidos, quando a otite é apenas externa, é suficiente para sanar o mal. Porém, quando a infecção já atingiu o ouvido médio ou o interno, necessário se faz tratamento mais especializado, inclusive com administração de antibióticos por via geral (parenteral ou oral), e mesmo nebulizações da garganta com medicação apropriada. Nessa caso, a recomendação, é procure um veterinário competente, que este deverá estar capacitado para lhe indicar a melhor terapêutica.

Apenas uma recomendação final: Nada de pânicos em caso de otites, pois tenha em mente que o próprio organismo animal tem meios de defesa tanto para essa quanto para outras infecções. Cuide de seu animal como cuida de si mesmo: com cuidado e atenção , tanto quanto seu asseio quanto sua alimentação, e propiciando ao mesmo exercícios físicos e carinho. Nada além disso. E o leve ao veterinário em caso de dúvidas, tenha sua vacinação em dia e visita mensalmente o veterinário.


Boa noite e boa leitura.
Beijos.
 

7 comentários:

  1. Muito esclarecedor e útil o artigo. Minha cachorrinha está passando por um episódio desse tipo, e foi bom saber como proceder.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. eu to em panico eu não sei o q fazer,as vez parece q ele vai aranca a orelha

    ResponderExcluir
  3. por favor me ajude, eu ñ sei o q fazer acho q meu cachorro tem otite,ir ñ tenho condição de levar ao veterinário.se ele morre eu morro.ajudeeeeeeeeeeeee eu a amo mto

    ResponderExcluir
  4. vá na farmácia e compre pomada para ouvido.cura logo e limpe o preto do ouvido dela

    ResponderExcluir
  5. Não existe infecção viral nos ouvidos não!!!
    Vai estudar e se inteirar mais do assunto...

    ResponderExcluir
  6. Minha cachorrinha estava com mta secreção saindo do ouvido sangue com liquido bem marrom, Mto fedor e entrei em desespero. Comprei tiuram liquido e comecei a colocar algumas gotas uma vez por dia depois da limpeza. Tá melhorando mto. Esse artigo me ajudou bastante. Obrigada

    ResponderExcluir