Total de visualizações de página

sábado, 9 de julho de 2011

Hernia umbilical em potro.

Boa tarde!

Meu último dia de estágio desse semestre foi maravilhoso, também bem acompanhada não tinha como ser ruim. Mês que vem voltarei ao estágio, trazendos novas noticias.
Hoje quero falar sobre uma potras de 7 meses que chegou no HV, com problema de henia umbilical.




A hérnia umbilical dos potros pode ser definida como a passagem de vísceras abdominais pelo orifício umbilical, existente na musculatura abdominal dos animais jovens, ficando retidas somente pela pele e pelo tecido subcutâneo.
Estas hérnias podem ser classificadas como congênitas ou adquiridas. As hérnias umbilicais congênitas, como o próprio nome já diz, desenvolvem-se durante a vida intra-uterina, e são notadas apenas após o nascimento do animal. Apresentam ainda característica hereditária, tornando importante a identificação destes animais e a avaliação de sua utilização como reprodutor (possibilidade de gerar animais que também apresentem hérnia).
As hérnias umbilicais adquiridas desenvolvem-se durante o nascimento, devido à ocorrência de trauma externo na região umbilical, ou após o nascimento, por motivo traumático ou por infecção umbilica.
Os animais acometidos por esta afecção apresentam aumento de volume em região umbilical, de diâmetro variável de acordo com o conteúdo da hérnia. Em geral, identificam-se alguns segmentos intestinais atravessando o orifício umbilical que, ao serem palpados, podem ser recolocados dentro da cavidade abdomina.
Ao se retirar a pressão externa, o conteúdo herniário volta a se tornar evidente. As hérnias umbilicais não são dolorosas para os potros, exceto em situações onde o segmento intestinal que atravessa o orifício umbilical tenha seu fluxo sangüíneo comprometido. Nestas situações, o caso passa a ser tratado como urgência cirúrgica, pois pode causar a morte do animal.

Laçadora vai fazer a cirurgia segunda de manhã.
Eu e Angélica com a Laçadora.
Eu e a Laçadora no meu último dia de estágio.

Boa leitura.
Beijos.

9 comentários:

  1. Como a Laçadora se saiu na cirurgia?
    espero que bem!

    ResponderExcluir
  2. Meu interesse é por causa que tenho um potro que apresenta uma hernia umbilical, mas nada consideravel a essa da Laçadora. O meu potro o Gauderio tem 20 meses +- a medida da hernia é de aproximadamente 5cm de diametro.

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA, CAROL,
    VOCÊ ESTA DE PARABÉNS PELAS MATÉRIAS POSTADAS NO SEU BLOG, HOJE EU ESTAVA PESQUISANDO SOBRE HÉRNIA PARA MEU BLOG, E ENTREI NO SEU BLOG. SUCESSO PARA VOCÊ.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns. A matéria foi muito esclarecedora. Tenho uma potra que também está com estes sintomas. Agradeço muito pela informação. Fico feliz em saber que seu objetivo é também saber como os animais se sentem. Comecei com um cavalo e hoje tenho mais alguns. Cada nascimento foi apaixonante e simplesmente estar com eles, tem sido uma das melhores coisas da minha vida. Não crio cavalos para vender. Gosto de cuidar deles e celebrar a vida.

    ResponderExcluir
  5. tenho uma potra com hérnia humbilical o devo fazer

    ResponderExcluir
  6. Boa noite tenho uma porra de doud mes ela tá com um inchaço no umbigo e eu não sei o que fazer vc tem eesrespo pra isso

    ResponderExcluir
  7. Desculpa sai a informação errada. tenho uma potra de dois meses e ela tá com um inchaço no umbigo o que fazer vc tem resposta pra isso

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma potra de 10 meses
    Com isso.
    Oque devo fazer???

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma potra de 10 meses
    Com isso.
    Oque devo fazer???

    ResponderExcluir