Total de visualizações de página

domingo, 1 de janeiro de 2012

PRINCIPAIS DOENÇAS DOS GATO



Síndrome Urológica Felina (SUF)
          A sindrome urológica nada mais é do que a cistite do gato. Como nos homens, esta cistite se traduz no gato por necessidades freqüentes e urgentes de urinar acompanhada de uma dor aguda.
          O gato vai mais freqüentemente do que o habitual à sua liteira (caixa de areia). Ele mostra sinais de dor quando urina e pode mesmo soltar gritos. As vezes encontramos um pouco de sangue em sua liteira..
           
É uma enfermidade que compreende desordens no trato urinário inferior dos felinos (ureteres, bexiga e uretra). Inicialmente o gato urina com freqüência e demonstra dor, permanece pôr muito tempo em posição normal de micção. Na maioria das vezes se observa sangue na urina e mais tarde uma obstrução da uretra (pôr plug de proteína ou cálculos), e então o gato está incapacitado de eliminar a urina.Com isso sua saúde se deteriora rapidamente, pois ele não consegue eliminar seus metabólitos como uréia e creatinina, levando a um quadro de intoxicação (uremia pós renal). 
           
Se seu gato apresenta dificuldade em urinar consulte urgentemente nossos veterinários. Para animais castrados existem rações apropriadas, assim como para cada idade. Os alimentos formulados para gatos são eficazes na prevenção dos cálculos urinários.          
           A partir da generalização dos regimes acidificantes, a freqüência da síndroma urológica felina tem diminuído fortemente.


AS DOENÇAS VIRAIS
- Panleucopenia Infecciosa (Parvovírus Felino)
          Esta doença viral, muito contagiosa, provoca diárreia, vômitos, febre, e uma mortalidade muito alta, especialmente em filhotes . Um tratamento não terá chance de sucesso se não for feito logo no inicio. A vacinação é muito eficaz contra esta doença.
- A coriza (Rinotraqueíte Felina)
          Esta doença provoca corrimento ao nível do nariz e dos olhos, espirros, febre e lesões ulcerativos da boca. Não tratada, a coriza se complica e pode levar a corrimentos purulentos ao nível dos olhos e nariz, e pneumonia. A coriza pode ser causada por diferentes virus e bactérias. A vacinação permite minimizar os sinais e as complicações.
- A raiva           A raiva é uma doença viral que ocasiona pertubações no sistema nervoso (comportamento anormal, agressividade, incapacidade de engolir,...). Ela é incurável, fatal e transmissível ao homem. A vacinação é um meio eficaz de prevenir a raiva e regida pela lei.
- A Leucemia felina. 
O virus da leucose provoca nos animais infectados tumores e doenças do sangue. O período entre a infecção pelo vírus e o aparecimento dos sinais clínicos pode durar vários anos. Os gatos são infectados pelo contato com animais portadores do vírus, que não obrigatoriamente exprimem a doença. A análise de uma gota de sangue permite ao veterinário determinar se o gato é portador do vírus. Não é recomendável deixar animais sãos e portadores juntos. Há uma vacina disponível com seu veterinário.
- A "aids do gato" ou F.I.V. (feline Immunodeficiency Virus) 
Um vírus provoca nos gatos uma síndrome de imunodeficiencia muito semelhante àquela encontrada no homem. Este vírus não é transmissível ao homem . Os gatos são infectados quando mordidos por um animal portador do vírus. A incubação é longa mas seu veterinário pode identificar os gatos soropositivos. Nenhuma vacina, nem tratamento estão disponíveis até hoje.
- A Peritonite Infecciosa Felina ou P.I.F. (Coronavírus)
É uma doença viral, que afeta sobretudo os gatos em gatis ou agrupados em grande número portanto, é difícil estabelecer o diagnostico no estágio inicial da doença. Hoje não existe tratamento, somente boas práticas em gatis que permitem diminuir o risco de contaminação entre os gatos. Consulte seu veterinário.

AS DOENÇAS PARASITARIAS
- Os parasitas internos .
Os gatos podem ser contaminados por um certo número de (vermes). Durante a visita de vacinação, consulte seu veterinário sobre os vermífugos e os esquemas de vermifugação.
- As pulgas.
Ao sair, o gato tem grandes chances de contrair pulgas. Prevenir e tratar os problemas de pulgas implicam não somente no tratamento do animal, mas também do ambiente em que ele vive. A ingestão de pulgas pelo gato pode provocar uma infecção por tênia (ver parasita transmitidas por pulgas ). Consulte nossos veterinários.





Beijos :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário