Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Castração em equinos.

Boa noite.

Desculpa a demora para fazer um novo post, mas ando sem tempo. Mas vamos falar sobre castração em equinos.


Idade para a reprodução

Os potros entram na puberdade, estando aptos para se reproduzirem, aos 18 meses de idade, mas só devem ser colocados para a reprodução depois de atingirem os dois anos de idade. Quanto às potrancas ou éguas, só devem ser acasaladas, pela primeira vez, quando estão com dois anos e meio a três anos de idade, para que sua parição ocorra entre os três e meio e quatro anos de idade.

Cio
Normalmente, as fêmeas só se deixam acasalar quando estão no cio, pois este é, justamente, o período em que elas estão aptas a conceber, ou seja, a engravidar ou enxertar.
Quando no cio, as éguas apresentam os seguintes sintomas: vulva e vaginas congestionadas e que secretam um líquido viscoso, lubrificante e com um cheiro característico, que atrai os machos. A temperatura vaginal fica mais elevada; a égua fica agitada e excitada; a curtos intervalos solta pequenos jatos de urina; mantém a vulva ligeiramente entreaberta e relincha a toda hora.
Seu temperamento se modifica e ela procura o macho, tendo as orelhas viradas para trás e a cauda levantada e, em geral, virada para um dos lados, descobrindo a sua vulva. Muitas vezes ela perde o apetite. O cio repete-se a cada 30 dias e a sua duração é de 8 a 10 dias. Muitas éguas, mesmo em gestação, podem apresentar o cio, mas não devem ser acasaladas porque isso pode provocar um aborto.

Cobertura
Um garanhão sadio e bem alimentado pode cobrir de 40 a 50 éguas por ano fazendo, em média, 3 coberturas por semana. O reprodutor deve estar sempre bem alimentado e em boas condições de saúde, mantendo-se sempre ativo, através de exercícios.
Há três sistemas de coberturas: em liberdade, à mão ou mistas. No Brasil, praticamente, podem ocorrer em todos os meses, variando de acordo com as regiões em que se encontrem e com os tipos ou objetivos das criações.

Gestação
Os períodos de gestação da égua podem ser de, mais ou menos, 11 meses, quando estão grávidas de um cavalo, e de 12 meses, quando forem cobertas por um jumento, para a produção de um muar.
As éguas gestantes devem ser separadas e colocadas em pequenos pastos planos e limpos ou em potreiros, situados em locais de fácil acesso e sempre sob vigilância, principalmente nas épocas dos partos.

Castração
O potro deve ser castrado depois que os seus testículos "descerem", ficando alojados na sua bolsa ou saco escrotal, ou seja, com mais ou menos dois anos de idade pois, nessa idade, o animal sofre menos com a castração e dificilmente ocorrem acidentes operatórios. Além disso, as modificações corporais se tornam mais acentuadas: sua cabeça fica mais bonita, mais expressiva e mais perfeita; o pescoço torna-se mais fino e mais elegante e suas crinas ficam mais brilhantes e mais desenvolvidas. Seu trem posterior torna-se mais desenvolvido e mais musculosos, tornando-o mais bonito.
Todos os potro só devem ser domados, amansados ou adestrados, quando completam o seu desenvolvimento, o que varia de acordo com a raça a que pertençam.



Antes de tudo, é preciso discutir o porquê de se castrar cavalos. O primeiro e principal motivo pelo qual se castra um cavalo é o financeiro, já que o manejo para um garanhão é muito mais caro. Vale ressaltar que a porcentagem de machos habilitados genética e morfologicamente à reproduzirem é muito baixa. Sendo assim o caminho natural para a amortização de custos é a castração. Aconselha-se a castração de machos que não tenham características raciais satisfatórias, pois assim eles não transmitiriam esses caracteres a sua prole, ao mesmo tempo que dá a chance a um outro previamente selecionado ter maior número de filhos também selecionados, melhorando desta forma o padrão racial. Muitos proprietários acreditam que seu garanhão é um ótimo reprodutor, quando na realidade é inferior a muitos outros. Uma das maiores causas do insucesso de criadores é exatamente o fato de acreditarem nisso e continuarem a utilização deste animal.

A correta avaliação de um garanhão é muito importante. Um garanhão ruim, que traz prejuízos ao Haras, às vezes pode se sair um excelente cavalo de serviço; bonito, habilidoso na lida com o gado e tranqüilo.


Há várias correntes que indicam o melhor momento para castrar um cavalo. Existem os veterinários que preferem castrar por volta de 3 anos, pois nesta idade o animal já estará em fase final de crescimento, e, portanto com suas características definidas, praticamente prontas, ao passo que, se castrar precocemente, ele diminuirá seu crescimento e guardará sempre aquelas características de potro. Por outro lado, se castrar um cavalo tardiamente, haverá um engrossamento do cordão espermático, aumentando assim a irrigação testicular, além de ter um aumento da libido daquele animal, o que dificulta uma adaptação à nova vida.


Antes de se descrever o processo cirúrgico da castração, é importante salientar que é conveniente que o animal esteja imunizado contra tétano, e que mesmo assim é necessário se aplicar uma ampola de soro antitetânico no dia da cirurgia. É também importante observar que o cavalo a ser castrado esteja com os dois testículos na bolsa.


Após a castração deve-se soltar o animal e deixar que ele se levante, quando então deve se iniciar uma atenta observação para constatar se há sangramentos das feridas, bem como as primeiras reações do animal.

 

Boa noite.
 Beijos

32 comentários:

  1. Bom post, meu nome é Rafael Dias também sou estudande de Veterinária pela Universidade Federal de Ubrelândia

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite! há 4 semanas foi catrado um potro de 2,5 anos e o mesmo, após a castração, permaneceu com o penis para fora. Passadas algumas semanas o recolhimento não aconteceu por completo. Existe algo a ser feito para o recolhimento total? Aguardo sua morientação. Desde já agradeço.
    James

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tambem, voce sabe o que ocorreu?

      Excluir
    2. Foi aplicado anestesia local ? Ou castrado com o penis para fora?

      Excluir
    3. Tenho um que foi capado também, e ele coloca para dentro na hora que meche com ele, só que quando tá relaxado ele externa

      Excluir
  3. Boa noite Dra., há oito dias o médico veterinário castrou um potro de 3 anos, o corte já se fechou por completo, o animal nem mais está mancando, por quanto tempo tenho que manter o resguardo do referido? Estou fazendo a monta todos os dias, porém com cautela, porém não estou usando o mesmo para atividades mais pesadas (cavalgadas)! Obrigado? Meu nome é Antonio José (criador de cavalos da raça mangalarga).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ocorreu o mesmo problema com meu cavalo após castração: O pênis não ficou totalmente recolhido. Alguém sabe o que deve ser feito e porque acontece isso? Obrigada

      Excluir
    2. Amigo bom dia. Boa tarde. Boa noite. Mandei castrar meu cavalo quarta feira e perguntei a vet se iria aplicar anestesia local. Ele me explicou direito . caso aplicassea anestesia e o cavalo relachasse e soltasse o penis pra fora. Ele iria fica com ele pra fora sempre. Foi aplicado ou castrado seu animal com o pénis pra fora?

      Excluir
  4. tenho um potro de 7 meses é possivel castrar agora

    ResponderExcluir
  5. tenho 1 potro de 1 ano e 7 meses tem como castrar agora.

    ResponderExcluir
  6. Ola acabei de capar o meu potro ele tem 5anos de idade ele é um mestiçô de criolo com canpo lino capei no tenpo serto?

    ResponderExcluir
  7. Apos a castração o cavalo estar pronto para uma montaria longa, apos quanto tempo?

    ResponderExcluir
  8. Quem ode efetuar a castração? Qualquer pessoa? Ou só veterinário?

    ResponderExcluir
  9. Meu potro de 2 anos foi castrado, ontem. Continua sangrando muito. Ele quer ficar deitado. Deixo a campo ou recolho? Tenho todas a duvidas possiveis. Dra tem como me orientar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi aplicado remedio para parar de sair sangue ?vitak! Foi aplicado antibiotico antes e 48hrs apos a castraçao?.

      Excluir
  10. Meu potro de 2 anos foi castrado, ontem. Continua sangrando muito. Ele quer ficar deitado. Deixo a campo ou recolho? Tenho todas a duvidas possiveis. Dra tem como me orientar?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, qual a melhor epoca para se castra um pontro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na lua nova de Janeiro,pois faz com que o cavalo fique mais forte e que sua anca (garupa) creça

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Na lua nova de Janeiro,pois faz com que o cavalo fique mais forte e que sua anca (garupa) creça

      Excluir
  12. meu potro foi castrado com 6 anos depois de 3 meses foi levado para o campo onde tinhan algumas eguas com uma no çio e o potro teve sintomas de nao estar castrado seria normal.esta reaçao.

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma bagual com nove anos, ainda é tempo de fazer a castração deste animal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amigo ainda dá de fazer aproveite capar meio logo pois quanto mais tarde deixar mais arriscado é.

      Excluir
  14. caparam meu cavalo he cortarao a pouco pra baixo da cabeça do penes dele ele vai morre

    ResponderExcluir
  15. Boas tenho cavalo inteiro co 15 anos,qual solucao sem castrar ,pois existem duas eguas por perto,quais cuidados a ter,obrigado

    ResponderExcluir
  16. Tenho um pôtro com 3 meses de idade. E os testículos não recolheram, que não é normal. Posso castra-lo?

    ResponderExcluir
  17. ola bom dia quero saber se posso castra meu cavalo de mais ou menos 10 anos?

    ResponderExcluir
  18. Meu poney foi castrado e o pênis fica pendurado não sobe dentro da pelo será que foi danificado algum nervo ou depois vai diminuir de tamanho e voltar ao normal

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde dr: tenho um cavalo ja faz um ano q foi castrado e o pau dele ficou de fora desda castração e ainda permanece fora enpindurado, o quer tenho q fazer?

    ResponderExcluir