Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Todo animal branco é albino?

Oi pessoal.
Estamos em ritmo de férias, uhuuu. Hoje o post é bem interessante, escolha da minha amiga Angélica.
Queria também agradecer pelos acessos e visitas ao blog, estamos indo rumo aos 20.000 acessos.
Final de semestre terminou e saudade já ta batendo, saudades dos chimas em volta do laguinho com a Angélica, Kitty, Choquito, Fifi e todos os amigos que tomam um mate conosco no intervalo das aulas, depois do almoço. Mas semestre que vem chega logo e voltamos a nossa rotina acadêmica. Saudade do mate da Paty, que é muitoo bom mesmo, dos nossos passeios na Panvel e na Sulina. Enfim agradecer vocês meus amigos queridos por tudo.

Vamos ao post.

Na natureza, todo e qualquer ser que se diferencie dos demais chama a atenção e provoca curiosidade. Com os albinos não seria diferente, a incapacidade do animal em fabricar melanina, responsável pela pigmentação, o deixa branco. Os albinos são raros, resultados de mutações esporádicas. No entanto, é importante ter em mente que nem todos os animais brancos são necessariamente albinos. "Não ter pigmentação, ou ter pouca, não implica ser albino", explica o professor da Faculdade de Biociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Eduardo Eizirik. Há diferentes tipos de mecanismos moleculares que permitem que a pelagem de um animal seja clara.
Para determinar se ele é mesmo albino, é necessária a análise da enzima tirosinase, principal responsável pela produção de melanina.  "O albinismo estrito implica na completa perda de função dessa enzima", afirma o professor da PUCRS que é doutor em genética evolutiva. Com condição hereditária recessiva, para que um filhote nasça albino, o pai e a mãe devem ter o alelo recessivo para o albinismo.

Possíveis problemas
Os seres albinos costumam ter uma sobrevida menor, se comparada aos demais, e geralmente não deixam descendentes. Isso ocorre em razão das complicações que podem ser associadas aos que tem essa mutação. Um dos principais motivos é o fato de animais silvestres não terem muitas chances de se camuflarem na natureza, com o objetivo de se proteger de predadores. A seleção natural acaba tendo um impacto maior sobre estes indivíduos.
Além disso, esses animais tem uma predisposição para tumores. De acordo com o professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), Enrico Lippi Ortolani, animais claros, especialmente os albinos, sofrem com queimaduras solares que, a médio e longo prazo, levam a formação de tumores cutâneos e oculares.
Já a professora do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Maria Cátira Bortolini é um pouco mais cautelosa em relação às desvantagens de seres com problemas de pigmentação. Segundo ela, dependerá do contexto ambiental em que o animal está inserido. Um urso polar, por exemplo, consegue se camuflar no seu ambiente e isso se configura numa vantagem. "Variabilidade é a mola mestra da evolução", declarou a professora.


Beijoss e até o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário