Total de visualizações de página

domingo, 30 de outubro de 2011

Notícia do mundo animal- Gato preto ainda é vítima de preconceito.

Por iniciativa da ONG inglesa Cats Protection, comemora-se hoje, 27 de outubro, o Dia da Conscientização sobre o Gato Preto. A data comemorativa teve adesão de diversas entidades brasileiras, em especial a SOS Felinos, que lançou, no primeiro semestre deste ano, a campanha "Pró-Pretinhos, que visa a adoção sem preconceito.
Engana-se quem pensa que apenas os humanos são vítimas de discriminação racial. Os gatos pretos sofrem com a retrógrada crendice de que eles "dão azar". Por este motivo, muitos gatos de coloração escura ficam estacionados nos abrigos de ONGs, sem nunca serem adotados.
Com o advento do Dia das Bruxas, celebrado em 31 de outubro, os gatos pretos recebem proteção redobrada das entidades de proteção animal. Elas são orientadas a não colocarem os pretinhos para adoção às vésperas da data, pois aumentam os casos de animais mortos em rituais religiosos. O mesmo acontece às vésperas do ano novo e em toda sexta-feira 13.
Proibição do uso de animais em rituais religiosos
Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo um projeto de lei que proíbe o sacrifício de animais em rituais. A iniciativa, de autoria do deputado estadual campineiro Feliciano Filho (PV), prevê multa de R$ 5,2 mil por animal abatido.
A proposta tem provocado muita polêmica, pois algumas entidades da sociedade civil a considera uma afronta à liberdade de exercício dos cultos religiosos, garantida na Constituição Federal. O deputado, respaldado por ambientalistas e defensores da causa animal, enfatiza que "a liberdade de culto vem depois do crime de crueldade", uma vez que a Lei 9.605/98 considera passível de pena as pessoas que maltratarem os animais.
O projeto será avaliado por comissões da Casa Legislativa antes de ser colocado para votação em plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário